Passeata do “Setembro Amarelo” marca valorização a vida e prevenção ao suicídio em Ipirá

Devido ao aumento do número suicídios no Brasil nos últimos quatro anos e em campanha pela valorização da vida a Prefeitura de Ipirá, por meio das Secretarias Municipais de Assistência Social e Saúde juntamente com o Centro de atenção Psicossocial (CAPS), promoveu na quarta-feira (20) a caminhada “Pela Valorização da Vida” pelas ruas do centro da cidade.

O ato, que contou com faixas, bexigas, música e coreografias, cartazes e carro de som reuniu adultos e crianças mobilizados para dar visibilidade a um assunto que ainda é tratado como tabu na sociedade, mas que tem vitimado inúmeras pessoas de todas as idades nos últimos anos.

O evento contou também com a participação da Secretária de Saúde Tereza Cristina, do Presidente do Conselho Municipal de Saúde Raimundo Nonato, ex-secretária de saúde Maria do Amparo, psicólogos, orientadores e outros profissionais da saúde e assistência social do município.

A Caminhada é em alusão ao Setembro Amarelo mês mundial de conscientização sobre a prevenção do suicídio com objetivo direto de alertar a população a respeito da realidade atual.

De acordo com o primeiro boletim epidemiológico sobre suicídio, divulgado nesta quinta-feira pelo Ministério da Saúde, em 2015, foram 11.736 notificações ante 10.490 registradas em 2011.